Metrominas > News > Uncategorized > De vazamentos a explosões: os riscos no setor alimentício que toda empresa pode (e deve) detectar

De vazamentos a explosões: os riscos no setor alimentício que toda empresa pode (e deve) detectar

Quando se fala em explosões e vazamentos de gases, a memória costuma buscar apenas referências que envolvem setores como petróleo e gás ou siderurgia. Mas não se engane. Riscos e acidentes com incêndio, intoxicação ou asfixia também rodam outro importante segmento da economia: a indústria alimentícia. Sim, o setor alimentício, que no Brasil responde por…

19 de maio de 2023 by admin

Quando se fala em explosões e vazamentos de gases, a memória costuma buscar apenas referências que envolvem setores como petróleo e gás ou siderurgia. Mas não se engane. Riscos e acidentes com incêndio, intoxicação ou asfixia também rodam outro importante segmento da economia: a indústria alimentícia.

Sim, o setor alimentício, que no Brasil responde por cerca de 10% do PIB e emprega mais de 6 milhões de pessoas, é também um dos que mais registra acidentes de trabalho, muitos deles fatais. Segundo dados da Previdência Social, em 2022 foram registrados 12.345 acidentes de trabalho no setor alimentício, sendo que 87 deles resultaram em morte. Entre as principais causas, estão a exposição a gases tóxicos ou inflamáveis, como amônia, dióxido de carbono, metano e hidrogênio.

Nesse contexto, um equipamento primordial para salvar vidas precisa entrar em cena: o detector de gás. Sejam eles portáteis, acoplados na vestimenta do profissional como um EPI, ou fixos em espaços maiores ou ambientes abertos, os detectores são capazes de monitorar a concentração de gases no ambiente, identificar e alertar imediatamente com alarmes em caso de excessos ou vazamentos.

Uma tecnologia primordial para prevenir e controlar esses riscos, principalmente, em etapas como refrigeração, no abate de animais, na fermentação, na estocagem ou no transporte. Além disso, a detecção de gases contribui também para a qualidade e a segurança dos produtos alimentícios, evitando contaminações ou alterações nas características organolépticas (àquelas percebidas pelos sentidos humanos, importantes para a avaliação do estado de conservação de alimentos).

Detectores de gases de alta qualidade

Qual seria então a melhor opção para minha empresa? Como implantar uma nova ferramenta dentro da nossa cultura e rotinas? E como confiar na eficácia desses instrumentos?

Se uma dessas dúvidas logo vêm à sua cabeça, calma. É preciso escolher um parceiro de tradição e confiança no mercado para implantar as soluções certas para a segurança da sua empresa e dos seus empregados. A Metrominas, por exemplo, é referência no mercado nacional, atendendo a grandes players, com tecnologia de ponta e profissionais com experiência. E com a qualidade certificada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, em diversos serviços, seguindo rigorosamente as normas técnicas nacionais e internacionais.

É por isso que a empresa oferece locação e vendas de equipamentos de detecção de gases das melhores marcas do mercado, treinamentos teóricos e práticos sobre os riscos dos gases e as normas regulamentadoras (NRs), e realização de serviços in loco, como calibração, manutenção e instalação dos equipamentos.

Não deixe a segurança da sua empresa e dos seus colaboradores em segundo plano. Entre em contato com a Metrominas e solicite um orçamento sem compromisso. A Metrominas tem a solução ideal para as suas necessidades em detecção de gases.

 

#setoralimenticio #deteccaodegases #metrominas #conhecimento #seguranca

Author: admin

Deixe uma resposta

Nosso site utiliza cookies para promover uma melhor experiência de navegação. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade.