A Importância do Teste Resposta em Detectores de Gás

Metrominas > News > Teste Resposta > A Importância do Teste Resposta em Detectores de Gás

A Importância do Teste Resposta em Detectores de Gás

Os gases são substâncias comuns no dia a dia e estão presentes naturalmente no ambiente. Vários processos industriais envolvem a presença de gás, seja como insumo no início da cadeia produtiva, como produto final, ou até mesmo podendo ser gerado como subproduto em alguma etapa do processo. Considerando a periculosidade envolvendo o vazamento de gases…

15 de outubro de 2019 by admin

Os gases são substâncias comuns no dia a dia e estão presentes naturalmente no ambiente. Vários processos industriais envolvem a presença de gás, seja como insumo no início da cadeia produtiva, como produto final, ou até mesmo podendo ser gerado como subproduto em alguma etapa do processo. Considerando a periculosidade envolvendo o vazamento de gases que podem ser tóxicos, explosivos e/ou asfixiantes, tem-se a importância na utilização de detectores de gás.

Detectores de gás são dispositivos eletrônicos e possuem sensores cuja função é detectar a presença do gás e fazer com que o dispositivo emita um alarme indicando ao usuário o risco ao qual está exposto. Tais sensores possuem tempo de vida útil específico e sua sensibilidade pode mudar ao longo do tempo, tem-se então a importância de garantir o perfeito funcionamento do dispositivo para assegurar que o trabalhador esteja devidamente protegido.

O teste resposta do detector, também conhecido como “Bump-Test” ou “Bump-Check”, é um teste simples e rápido realizado com o intuito de avaliar se o detector de gás está em um estado apropriado de funcionamento. Recomenda-se que seja realizado no início de cada dia de utilização, principalmente se o equipamento possuir sensor catalítico, eletroquímico ou semicondutor e estiver sendo utilizado sob condições severas (ABNT NBR IEC 60079-29-2:2011).

Para a realização do teste resposta é necessário um cilindro de gás cuja concentração seja conhecida. O gás deverá ser aplicado no detector, conforme as orientações disponíveis no manual de cada fabricante, e o usuário deverá observar se o equipamento responde corretamente emitindo os devidos alarmes. É importante observar também se os valores exibidos no display do equipamento estão próximos à concentração do gás aplicado. A norma ABNT NBR IEC 60079-29-2:2011 considera satisfatório o resultado que estiver dentro de ± 10% do resultado esperado.

Com base no que foi apresentado é notória a importância da realização do teste resposta em detectores de gás visando garantir a segurança e a operação confiável do equipamento.

 

Por: Helen Santos

Author: admin

Deixe uma resposta